Introdução: A áreas de Broca é uma região localizada no giro frontal inferior esquerdo que é classicamente relacionada a linguagem. Porém, observa-se a manutenção da função da fala após a ressecção de gliomas nessa área. A estimulação cerebral direta com o paciente acordado é um método confiável para avaliar o papel funcional dessa região.
Objetivo: Avaliar a função da área de Broca.
Métodos: De uma série de 69 pacientes com tumores em áreas eloquentes, 7 pacientes com tumores envolvendo a área de Broca e submetidos a cirurgia acordado com estimulação cerebral direta entre 2007 e 2017 foram avaliados retrospectivamente.
Resultados: Dos 7 pacientes que tiveram a área de Broca estimulada, 5 não apresentaram nenhuma alteração na fala. 1 paciente, nativo da língua portuguesa, começou a falar em inglês durante o estímulo. O último paciente, que apresentava um glioblastoma e já tinha déficit parcial de fala, apresentou interrupção completa da fala durante a estimulação da área de Broca.
Conclusões: A área de Broca não parece essencial na função da linguagem em pacientes com gliomas envolvendo essa área, particularmente em gliomas de baixo grau. A estimulação cerebral direta é uma ferramenta muito útil no estudo da correlação entre anatomia e função cerebral.
O conceito de área de Broca não existe em gliomas de baixo grau – uma série decasos