Introdução: Telemedicina é o exercício da medicina mediado por tecnologias digitais, de informação e de comunicação, para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde. Uma de suas modalidades é a teleconsulta.
Objetivo: Revisão sistemática e integrativa da literatura acerca da eficiência da telemedicina no encaminhamento de atenção primária para secundária e terciária no Brasil, no contexto da neurologia.
Médodo: Utilizou-se estratégia de busca e análise “PICO”, tendo como pergunta norteadora: “Qual a eficiência da telemedicina quando aplicada como ferramenta para conduzir ao encaminhamento de pacientes com condições neurológicas de centros primários para secundários e terciários?” usando-se os descritores “telemedicine, referral, Brazil, neurology, e consultation” de forma booleas “AND” e “OR”, no PubMed e BVS nos idiomas inglês e português.
Resultados: Foram incluídos 16 artigos.
Conclusão: Pesquisas indicam que o uso da telemedicina demonstra ser ferramenta importante para melhorar a eficiência dos encaminhamentos da atenção primária para secundária e terciária, promovendo redução de custos, diminuição de filas de espera e promovendo atendimento médico alternativo para a população.