Uso da telemedicina em traumatismos craniano: up to date 2024

Introdução: Telemedicina refere-se ao gerenciamento de serviços de saúde por especialistas que utilizam a tecnologia da informação e comunicação não apenas para validar o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, mas também para pesquisa e educação continuada de especialistas na área.

Objetivo: Realizar revisão para validar esse tema com ideias pertinentes que coloquem praticidade e eficiência da telemedicina aplicada ao tratamento dos traumas neurológicos.

Método: Revisão integrativa que estabeleceu para pesquisa o tema “Teleneurologia e seu papel na terapia de traumas encefálicos e medulares” e questão norteadora “A teleneurologia tem um benefício suficiente para ser regulamentada e utilizada em serviços de tratamentos de lesões traumáticas do SNC?”. Utilizaram-se os descritores DeCS/MeSH “telemedicine, teleneurology, traumatic brain injury e spinal cord injury”, intercruzados com os operadores booleanos “AND” e “OR”, nas bases de dados PubMed, BVS, Google Acadêmico e ScienceDirect.

Resultado: 20 foram selecionados para compor a presente revisão.

Conclusão: Os avanços alcançados pela teleneurologia estimularam inovações tecnológicas que criaram oportunidades para melhorar a assistência prestada Dessa forma, entendendo que a presente revisão não é suficiente para dar o veredito final sobre a telemedicina, percebese a necessidade da busca por mais estratégias que garantam essa confiabilidade e estudos clínicos que comprovem essas ideias.

Uso da telemedicina em traumatismos craniano: up to date 2024